Se você acompanha o nosso blog, sabe que o futuro é a Medicina 4.0, que se baseia no uso da tecnologia com o intuito de proporcionar uma experiência de cuidado diferenciada aos pacientes. Porém, existem outros conceitos que guiam a nova realidade em saúde, como os 4Ps da medicina: preventiva, preditiva, proativa e personalizada. Você os conhece? O termo, cunhado pela Sociedade Europeia de Medicina Preventiva, coloca cada pessoa como protagonista de sua situação de saúde.
Acompanhe este post e saiba tudo sobre essa abordagem médica que posiciona o paciente no centro do cuidado.
Medicina preventiva
A prevenção é um dos principais valores da medicina do futuro. Ao adotar um estilo de vida saudável, através da prática de exercícios físicos e da alimentação equilibrada, bem como o constante monitoramento da sua saúde por meio de aplicativos, fica muito mais fácil evitar doenças. O foco, portanto, está em medidas que previnam doenças ou que evitem que elas se compliquem.
Medicina preditiva
A genética é uma área da biologia que proporciona grandes avanços para a medicina contemporânea. O mapeamento genético possibilita, além de uma análise individual de cada caso, um alto nível de precisão e personalização de tratamentos. Conforme o estudo dos genes, há a possibilidade de prever se o paciente poderá desenvolver alguma doença ou quais genes especificamente estão envolvidos no adoecimento.
Medicina proativa ou participativa
A participação é um dos pontos-chave dos tratamentos modernos, nos quais o indivíduo, com suas experiências, vontades e disposições, participa ativamente de seu tratamento. Por meio de dispositivos wearables e aplicativos de saúde, o acompanhamento contínuo é possível de ser feito tanto pelo paciente quanto pelo médico. Assim, toda a relação médico-paciente também sofre mudanças, tornando-se muito mais regular e humanizada, pois contempla o sujeito em sua totalidade e em seu cotidiano.
Medicina personalizada
O último P da medicina, não menos importante, é a personalização. Conforme já foi falado, a tecnologia proporciona que o paciente seja atendido de forma individualizada, com base na sua história e estilo de vida, dados clínicos e genéticos, etc. Aqui, a chave é que os tratamentos prescritos não focam no tipo de doença, mas sim no indivíduo, levando em conta todas suas particularidades, as quais delimitam aspectos como medicamentos e terapias a serem escolhidas, dosagens a serem utilizadas, entre outras especificidades.
Apesar da prevenção ser uma ideia antiga, ela está muito em alta e ganhou força nos últimos anos graças ao uso das novas tecnologias. A autonomia, o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes estão no centro das discussões atuais sobre saúde. A E-Medical está sempre atenta às mudanças na área e, baseada nos 4Ps da medicina, traz o que há de mais novo no setor para você e seu negócio.
Leia também: Medicina 4.0: como investir nesse mercado.