Aqui no blog falamos continuamente sobre novas tecnologias e práticas inovadoras no setor da saúde. Hoje, queremos trazer mais um assunto que já faz parte da medicina do futuro: a telemedicina. Segundo o Dr. Chao Wen, professor e pesquisador da USP, a telemedicina é um “método investigativo baseado em recursos interativos digitais que amplia os cuidados e melhora a logística de saúde aos pacientes”. Quer saber mais? Acompanhe conosco!
Usos da telemedicina
Por se tratar da associação entre medicina e tecnologia, a telemedicina pode ser usada de diversas formas. Entre as mais comuns estão a teleassistência, a teleconsulta, a teleducação e a emissão de laudos à distância.
A primeira diz respeito ao monitoramento e acompanhamento do paciente através do uso de equipamentos que avaliam parâmetros clínicos e enviam esses dados para os especialistas que estão longe. A teleconsulta é o procedimento realizado entre médicos que estão distantes geograficamente, mas que avaliam o mesmo paciente. Geralmente, ela se dá entre um clínico geral e um médico especialista, que dialogam sobre o tratamento mais adequado para o indivíduo em questão. Este procedimento será cada vez mais usual na Medicina Baseada em Valor, que já falamos neste blogpost.
A telemedicina é mais que uma ferramenta que auxilia os médicos no atendimento ao paciente. Ela está presente nos estudos também, através de videoconferências, aulas, palestras e cursos de especialização e atualização. Apesar de ainda não ser tão utilizada no Brasil, também está presente na emissão de laudos e diagnósticos à distância por meio da tecnologia, fazendo com que o médico não precise estar presencialmente perto para elaborar um parecer seguro e confiável.
Realidade brasileira
A telemedicina já é uma realidade em hospitais, universidades e consultórios de todo o país. Com o uso das novas tecnologias para atendimento e gestão médica, ela é a nova forma de atuação na área da saúde. É a medicina do futuro que aproxima profissionais e pacientes, somando o conhecimento médico com a evolução das tecnologia, criando uma cadeia logística eficiente no atendimento médico, podendo inclusive, chegar e facilitar o atendimento em regiões de difícil acesso, como em populações ribeirinhas da Amazônia, conforme defende o Professor Doutor Chao Wen.
Vantagens
Muitas são as vantagens da telemedicina. Ao encurtar distâncias e facilitar diagnósticos, ela contribui para a superação de empecilhos impostos pela longitude física entre o médico e o paciente. Com o uso da tecnologia, é possível um atendimento mais preciso, com dados seguros e confiáveis, além da facilidade de ter uma segunda opinião médica, importante para determinados casos.
Outra grande vantagem é um contato mais próximo, pessoal e humanizado entre médicos e pacientes, que podem trocar informações mais aprofundadas do que as que vêm em exames prontos. Isso é a tecnologia aproximando pessoas.
A telemedicina é o futuro incontornável da prática médica. A E-Medical tem acompanhado de perto essas mudanças e traz o que há de mais inovador na área da saúde para você. Conheça o nosso trabalho.