O ramo da consultoria cresceu muito nos últimos anos. A competitividade do mercado e a rapidez com que os processos mudam atualmente exigem novas formas de gestão e novos mindsets para a tomada de decisões. Frente a essa realidade, é imprescindível que sejam feitos estudos e análises de mercado, tanto para iniciar um novo empreendimento quanto para inovar em um negócio já existente.
Neste blogpost, a E-Medical traz para você a importância da consultoria estratégica em saúde para o seu negócio. Acompanhe!
Análise de mercado
A análise de mercado consiste em três pontos estratégicos: localização, público-alvo e concorrentes. Para ter um panorama completo do seu futuro negócio, é preciso formular algumas perguntas. Sobre a localização, é importante conhecer profundamente a região na qual você pensa em inserir o seu negócio: o acesso é facilitado? É uma região conhecida por ter determinados tipos de produtos/serviços? Os seus clientes em potencial são frequentadores dessa área? Em relação ao público-alvo, é preciso defini-lo e moldar os seus serviços a fim de atingi-lo. A pesquisa sobre os concorrentes também é fundamental: analise seus diferenciais, pontos fracos e possíveis lacunas.
Delineamento empresarial
Com as respostas para as três variáveis citadas acima é possível traçar uma estratégia perfeitaque preencha as lacunas dos concorrentes e conquiste seus clientes em potencial. Primeiro, é necessário definir a identidade organizacional, como missão, visão e valores, além do posicionamento e portfólio completo de produtos e serviços. Em seguida, é preciso realizar o delineamento empresarial, através do qual tudo o que foi planejado será colocado em prática com ações estratégicas que delimitam o que e como fazer.
Consultoria estratégica
Seguindo os passos acima, a priori, o seu negócio estará bem encaminhado. Porém, muitas vezes, ao observar somente fatores macro da análise de mercado, faltam os detalhes que fazem a diferença no cotidiano do seu consultório. É neste ponto que a consultoria estratégica aparece como diferencial importante. Ao realizar um diagnóstico completo do espaço físico, serviços ofertados e do atendimento em si, bem como pesquisa com usuários, é possível elaborar propostas de melhorias. O posterior acompanhamento e monitoramento das mudanças a serem implementadas garantem o seu sucesso.
A E-Medical conta com um time de especialistas capacitados para realizar uma análise 360 do seu negócio e fazer os melhores apontamentos a fim de que o seu empreendimento seja o mais eficiente e rentável possível. Conte com a consultoria estratégica em saúde da E-Medical.
Leia também: Visão 360 aplicada ao real estate.