As mudanças trazidas pelas novas tecnologias revolucionaram a forma como nos relacionamos com o mundo, tanto em relacionamentos pessoais quanto em compras, educação, viagens e nas mais diversas áreas. Nesse contexto, impõe-se a pergunta: por que não na saúde? A Medicina 4.0, conforme já foi falado aqui, une a tecnologia ao universo da saúde, de forma a otimizar as práticas de cuidados médicos.
A cultura digital está cada vez mais sendo aplicada a todos os departamentos de instituições de saúde. A E-Medical trabalha para posicionar os consultórios, clínicas e demais serviços médicos neste cenário de intensas mudanças. Confira 3 pontos de impacto das tecnologias no modelo de gestão empresarial em saúde.
Para o paciente
A Medicina 4.0 baseia-se em valor, ou seja, o que importa é a experiência de qualidade de atendimento do usuário. Por meio do uso de aplicativos e dispositivos wearables que coletam informações sobre a saúde das pessoas, os médicos podem prescrever tratamentos de forma mais aprofundada e personalizada, aumentando o sucesso destes e a humanização nos processos, pois o paciente torna-se um colaborador do médico nas demandas da própria condição de saúde. Além disso, o uso de prontuários eletrônicos possibilita armazenar e acompanhar o histórico do paciente com o passar dos anos, oferecendo uma experiência diferenciada no atendimento.
Para os médicos
Em relação à prática médica, o acesso a informações precisas e personalizadas a partir dos recursos tecnológicos como os wearables e os prontuários eletrônicos facilita (e muito) a compreensão completa da condição de saúde do paciente. Outro ponto importante é a crescente necessidade de conhecimento médico acerca da gestão. Saber quais são os recursos e insumos necessários para sua prática cotidiana, bem como a gestão do trabalho individual, interdisciplinar e coletivo, além do acompanhamento de indicadores para uma visão horizontal do negócio e do atendimento ao administrativo/operacional, é fundamental para a atual realidade médica.
Para a gestão
Com a informatização dos processos, a gestão tornou-se muito mais dinâmica. Por meio de inteligência artificial, machine learning e uso de sistemas, é possível criar diversos indicadores de acompanhamentos de processos, sejam eles referentes ao atendimento dos pacientes, à logística, à organização ou para a implementação de melhorias em seu consultório ou clínica. É importante ressaltar que o gerenciamento de recursos humanos com a devida qualificação é essencial para uma efetiva governança corporativa.
Em um contexto de surgimento de novos concorrentes e verticalização de serviços, aspectos como eficiência, qualidade na prestação dos serviços e manutenção da saúde do negócio tornam-se cada vez mais requisitos mínimos para uma gestão estruturada.
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